terça-feira, 26 de outubro de 2010

Efeito estufa e buraco na camada de ozônio

[1] O que é o efeito estufa, aonde ele ocorre na atmosfera, quais seus causadores e quais suas principais conseqüências?
[2] O que é o buraco na camada de ozônio, aonde ele ocorre na atmosfera, quais seus causadores e quais suas principais conseqüências?



Possíveis respostas:
 1ª resposta

[1] EFEITO ESTUFA
-O que é: O efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural, que mantém a temperatura da Terra constante.
-Onde ocorre: Os gases do fenômeno ficam como um vidro de uma estufa ao redor do planeta, deixando entrar luz solar e segurando o calor.
-Causas: As intensas atividades humanas causam o efeito estufa em excesso, principalmente a liberação de dióxido de carbono (CO2). Outros gases como o gás carbônico já mencionado (CO2), o metano (CH4), óxido nitroso (N2O) , ozônio (O3) e os compostos de CFC fabricados pelo homem também são capazes de aprisionar o calor.
-Conseqüências: O efeito estufa em excesso causa o aquecimento global. Isso pode produzir alterações climáticas drásticas, devido ao derretimento das geleiras nos pólos. Assim, o nível dos oceanos aumenta, e a freqüência e intensidade das chuvas mudam, dependendo dos movimentos das massas de ar de cada região. Além disso, a biodiversidade fica prejudicada, já que é nas regiões costeiras que estão concentradas a maior diversidade do planeta.

[2] BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
-O que é: A Camada de Ozônio é uma concentração de gás ozônio que funciona como um filtro solar, protegendo todos os seres vivos dos danos causados pela radiação ultravioleta do Sol. E o buraco na camada de ozônio consiste na destruição violenta de ozônio na atmosfera.
-Onde ocorre: Ocorre na alta atmosfera, entre 10 e 50 Km da superfície da Terra.
-Causas: Algumas substâncias produzidas pelo homem, como os gases CFCs e halóides (utilizados durante anos em geladeiras, condicionadores de ar, sprays etc), vêm atacando essa camada protetora, levando a uma diminuição desse filtro.
-Conseqüências: Uma quantidade muito maior de raios UV-B está chegando a Terra, devido à menor proteção. Nos seres humanos, a exposição a longo prazo ao UV-B está associada ao risco de dano à visão, ao comprometimento do sistema imunológico e ao desenvolvimento do câncer de pele. Os raios ultravioletas também afetam os animais. Os estágios iniciais do desenvolvimento de peixes e outras formas de vida aquáticas são prejudicados. Além disso, os raios UV-B causam redução na produtividade do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática.


2ª Resposta

1}Efeito Estufa
O Efeito Estufa,é um fenomeno que permite a Terra manter a sua temperatura constante.É um fenômeno importante pois a temperatura também é um fator determinante de sobrevivência de espécies.Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação, para que nós não pudessemos estar aqui discutindo-a.

2)Camada de Ozônio
A camada de ozônio,como o próprio nome já diz,é uma capa desse gás que envolve a Terra e a protege de vários tipos de
radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer
de pele. Nos últimos séculos, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados
produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói
as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem
essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior,
aumentando as chances de contração de câncer.

3ª resposta


[1]
O efeito estufa é de fundamental importância para a vida na Terra, sem ele a temperatura terrestre seria, em média, -18°C.
Gases da atmosfera como o CO2, CH4e vapores de H2O funcionam como uma camada que retém o “calor” irradiado pela Terra (que foi inicialmente irradiado pelo Sol em ondas ultra-violeta), esse “calor” fica “retido” e aquece a temperatura terrestre. Isso é de uma forma muito resumida, o efeito estufa (ou greenhouse effect, em inglês).
O aumento da emissão de CO2, e portanto da sua concentração na atmosfera contribui para o efeito estufa.
-Curiosidades
Na era do Gelo (18 mil anos atrás) a temperatura era em até 5°C mais baixa que hoje em dia.
A concentração de CO2 em 1960 era por volta de 310 a 320 ppm (partes por milhão) e foi entre 360 a 370 ppm em 2000!

[2]
A camada de ozônio é uma camada que atua principalmente como filtro dos raios nocivos aos animais, seres humanos e vegetais, principalmente os raios ultra-violeta.
Com o “avanço” da tecnologia a emissão de clorofluorcarbonetos (CFC) aumentou drasticamente. Os CFC são usados em aerosois por exemplo, e ao atingirem a camada de ozônio, desencadeiam uma reação de degradação do ozônio (O3) em ClO, Cl e O2, assim degradada, a camada de ozônio não mais retém os raios ultra-violeta.
-Curiosidade
O buraco na camada de ozônio já em 2000 era 3 vezes o tamanho dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário